Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Seccional defende estudos técnicos sobre reajuste da tabela de custas judiciais

    Publicado por OAB - Paraná
    há 11 anos

    A OAB Paraná encaminhou novo ofício ao presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado estadual Valdir Rossoni, ponderando acerca da falta de estudos técnicos sobre o reajuste da tabela de custas judiciais e extrajudiciais determinado pelo Tribunal de Justiça do Paraná.

    O Tribunal, que inicialmente havia apresentado um projeto que aumentava as custas em alguns casos, em mais de 1.000%, recuou e apresentou um novo projeto, prevendo reajuste linear de 18,15%, sobre a tabela anual.

    A OAB se manifesta novamente sobre esse reajuste, lembrando que já houve reajuste de 34% em março de 2011, que deveria ter sido de 17%, segundo a lei estadual 16.741/2010. O reajuste que é proposto agora atinge 18,15%, enquanto a Unidade Padrão Fiscal do Paraná, que reajusta os tributos estaduais, variou 11,95%, em 2011 e 2012. Para a OAB, não há justificativas para esse aumento, que supera até mesmo a inflação do período.

    O Presidente José Lucio Glomb afirma que a atual proposta está acima da inflação verificada desde o último reajuste e sustenta que não existem critérios técnicos que justifiquem o aumento pretendido. Não foram fornecidas informações vitais sobre as receitas das custas e os correspondentes custos processuais e a efetiva renda de cada serventia judicial e extrajudicial, inexistindo, portanto, critérios técnicos que justifiquem o almejado aumento, afirma no ofício.

    Confira aqui a íntegra do ofício encaminhado ao presidente da Assembleia Legislativa do Paraná.

    • Publicações6868
    • Seguidores23
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações48
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/seccional-defende-estudos-tecnicos-sobre-reajuste-da-tabela-de-custas-judiciais/100253442

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)