Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Encontro de observatórios sociais promove palestra com conselheiro do CNJ

    Publicado por OAB - Paraná
    há 11 anos

    Curitiba sedia nesta sexta-feira (12) e sábado (13) o 3º Encontro Nacional dos Observatórios Sociais. O evento tem o objetivo de apresentar as boas práticas dos observatórios no controle social, promover e fortalecer alianças estratégicas com diversos órgãos e entidades em nível nacional e ressaltar os propósitos de contribuição para a melhoria da gestão pública no Brasil. São esperados 150 participantes, de 70 cidades e 12 estados brasileiros, entre os quais estarão voluntários e colaboradores de pelo menos 51 observatórios sociais espalhados pelo País.

    No primeiro dia do evento, haverá palestra do conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Pará, Gilberto Valente Martins, falando sobre Meta 18 do CNJ e o Brasil como Área Livre de Corrupção. A meta 18 consiste na identificação e julgamento, até 31 de dezembro de 2013, das ações de improbidade administrativa e ações penais relacionadas a crimes contra a administração pública, distribuídas até 31 de dezembro de 2011. O conselheiro foi nomeado presidente do grupo de trabalho para o acompanhamento da meta, em fevereiro último, por meio de portaria editada pelo presidente do CNJ, ministro Joaquim Barbosa.

    O conselheiro do CNJ vai abordar também o tema Área Livre de Corrupção, nome dado ao movimento coordenado pelo Observatório Social do Brasil (OSB), promotor do evento e que organiza a rede de observatórios sociais no Brasil. O movimento Área Livre de Corrupção foi apresentado no 2º Encontro Nacional dos OS, realizado em setembro do ano passado, e agora será lançada a campanha para nortear os rumos e encaminhamentos dentro dos próprios observatórios.

    Esta edição do encontro nacional dos Observatórios Sociais será aberta oficialmente às 10 horas de sexta-feira, pelo presidente da entidade, o empresário Ater Cristofoli, de Campo Mourão. Será um evento que vai permitir o nivelamento de informações entre os observatórios, o intercâmbio, o anúncio de novas parcerias e de ações com outras organizações que têm interesses em comum, comenta Cristofoli, ressaltando o fato de a rede OSB estar crescendo no País, com o surgimento de novos adeptos em diferentes unidades da Federação. Neste ritmo, de acordo com o presidente do OSB, o papel dos observatórios tende a ser cada vez mais decisivo na contribuição ao controle dos gastos públicos. Para se ter ideia, somente no ano 2012 estima-se que a ação dos OS tenha contribuído para gerar uma economia que totaliza de cerca de R$ 300 milhões aos tesouros municipais nas cidades em que existem observatórios.

    O evento é aberto para participação de todos interessados. Clique aqui para saber mais

    Serviço: 3º Encontro Nacional dos Observatórios Sociais

    Local: Nikko Hotel (Rua Barão do Rio Branco, 546, Centro - Curitiba)

    Dia 12 Abertura 10 horas e encerramento das atividades, às 20 horas

    Dia 13 Abertura às 8h30 e encerramento às 12h30

    • Publicações6868
    • Seguidores23
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações143
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/encontro-de-observatorios-sociais-promove-palestra-com-conselheiro-do-cnj/100449997

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)