Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Direito Registral e Notarial são temas de novos títulos da Biblioteca

    Publicado por OAB - Paraná
    há 13 anos

    A Biblioteca dos Advogados da OAB Paraná ganhou quatro novos títulos da série Direito Registral e Notarial, coordenada por Sérgio Jacomino, com apoio do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil e publicados pela Editora Saraiva. Os livros que podem ser consultados na Biblioteca da Seccional são os seguintes: Noções Fundamentais de Direito Registral e Notarial, de Eduardo Pacheco Ribeiro de Souza; Das cláusulas de inalienabilidade, impenhorabilidade e incomunicabilidade, de Ademar Fioranelli; Procedimento de Dúvida no Registro de Imóveis, de João Pedro Lamana Paiva e Registro de Imóveis e Meio Ambiente, de Francisco de Asís Palacios Criado, Marcelo Augusto Santana de Melo e Sérgio Jacomino.

    Os quatro títulos partem do novo cenário determinado pelo a Constituição Federal de 1988, que pelo artigo 236, modificou o regime jurídico da função notarial e de registro. Desde então os serviços notariais e de registro são exercidos em caráter provado, por delegação do Poder Público. O dispositivo rompeu com o regime anterior e determinou que a fiscalização dos atos notariais e de registro cabem ao Poder Judiciário, e que o ingresso na atividade deve ser por meio de concurso público. Desde a alteração, que na prática ainda vem sendo consolidada, o mercado editorial carecia de obras que esclarecem sobre o tema.

    Os livros podem ser consultados na Biblioteca dos Advogados da OAB Paraná de segunda a sexta-feira das 8h30 às 19h30.

    • Publicações6868
    • Seguidores23
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações111
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/direito-registral-e-notarial-sao-temas-de-novos-titulos-da-biblioteca/2630115

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)