jusbrasil.com.br
21 de Outubro de 2019
    Adicione tópicos

    Palestras destacaram o perfil de gestão na advocacia corporativa

    Publicado por OAB - Paraná
    há 8 anos

    O trabalho de gestão dos advogados que atuam em departamentos jurídicos ou escritórios terceirizados que atendem empresas foi o tema central das palestras que aconteceram na manhã desta quarta-feira (13), durante o II Seminário da Advocacia Corporativa promovido pela Comissão de Advocacia Corporativa da OAB Paraná. O diretor tesoureiro da Seccional, Guilherme Kloss Neto, representou o presidente da OAB Paraná, José Lucio Glomb, na abertura do seminário, quando deu as boas vindas aos participantes e palestrantes e destacou o empenho da OAB em promover o aprimoramento cultural e profissional dos advogados.

    O jurista Leonardo Barém Leite, que falou sobre o tema Relacionamento com escritórios terceirizados , afirmou que durante sua vivência para estudos no exterior percebeu a necessidade do advogado trabalhar com a gestão, custos e planejamento, pois no seu entendimento a advocacia corporativa é de resultados. Esta é uma área com particularidades que precisam ser estudadas e discutidas porque a formação do advogado não prepara um gestor jurídico, que é como os advogados têm atuado na área corporativa, afirmou o jurista. Na palestra Gestão financeira de departamentos jurídicos, com André Luiz Costa Corrêa, abordou a importância dos advogados terem conhecimento geral sobre o negócio que estão atendendo. A vitória do departamento jurídico vai além de ganhar a causa. Mas sim em conhecer o negócio, disse Corrêa, destacando que o departamento jurídico, para executar o seu serviço têm que conhecer o negócio com quem está trabalhando, ter planejamento, conhecer as mestas e ter efetivo controle da gestão financeira do departamento. Advogado não gosta muito de números, mas na advocacia corporativa é necessário conhecer os números, elaborar relatórios, completou. Um das realidades também abordadas na palestra foi a uniformização dos trabalhos quando o departamento jurídico contrata escritórios de advocacia.

    Conforma o presidente da Comissão da Seccional, Maick Felisberto Dias, as palestras do seminário têm foco prático, com informações pontuais para quem está atuando na advocacia corporativa. São palestrantes qualificados que estão mesclando pontos de vista sobre dois temas: a gestão dos departamentos jurídicos e uma projeção de como o novo Código de Processo Civil vai interferir na advocacia corporativa, explicou Dias. Na tarde desta quanrta-feira (13), os debates terão continuidade com o executivo João Batista de Moraes, que vai falar sobre o tema O Novo CPC e os Impactos na Advocacia Corporativa e O Novo Código de Processo Civil Projetado Principais Inovações, com a advogada Tereza Arruda Alvim Wambier.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)