Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Biblioteca do STJ recebe acervo completo do jurista Caio Mário da Silva Pereira

    Publicado por OAB - Paraná
    há 12 anos

    Um livro fechado é um coração que chora. Que os livros do professor Caio Mário estejam sempre abertos aqui na biblioteca do Superior Tribunal de Justiça. Esse é o meu desejo, afirmou Ari Pargendler, presidente do Superior Tribunal de Justiça, na cerimônia de inauguração da coleção particular do jurista Caio Mário da Silva Pereira, que, por decisão da família do renomado advogado, agora passa a fazer parte do acervo da maior biblioteca jurídica do país. O jurista Caio Mário da Silva Pereira foi o patrono nacional da XXI Conferência Nacional dos Advogados que aconteceu em Curitiba no período de 20 a 24 de novembro de 2012.

    A Biblioteca Ministro Oscar Saraiva contava, antes da doação da família de Caio Mário, com cerca de 170 mil obras jurídicas. Agora serão mais 4 mil livros, alguns deles bastante raros,dos séculos XVII e XVIII, além de revistas e artigos do grande autor mineiro, conhecido nacional e internacionalmente pelos estudos do direito civil. Sua obra mais conhecida, Instituições do Direito Civil, é um clássico dos manuais sobre o tema.

    Desde 2004, quando o jurista faleceu, aos 90 anos, a família procurava honrar o pedido feito pelo próprio professor Caio Mário: doar a biblioteca pessoal para alguma instituição na qual ela fosse preservada e utilizada pelas futuras gerações. Após extensa pesquisa, os herdeiros decidiram doar todo o acervo à biblioteca do STJ, que, nas palavras do neto do advogado, Leonardo da Silva Pereira, abriga as melhores condições de manutenção e exposição para os amados livros desse ledor impenitente por toda a vida. Em 2010, os termos de doação foram oficializados e, de lá para ca, todas as obras, que estavam guardadas em caixas de papelão, passaram por rigoroso processo de higienização. Os livros foram aspirados, restaurados, limpos e indexados para posterior disposição nas estantes da biblioteca. As obras raras e delicadas, no entanto, ficarão acondicionadas em uma sala especial, com acesso restrito.

    Presenças

    A cerimônia de entrega do acervo à população, que se realizou na manhã da sexta-feira (11), na nova casa dos livros do professor Caio Mário, contou com a presença de vários ministros ativos e aposentados do STJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), além dos desembargadores convocados para o Tribunal. A solenidade foi acompanhada ainda pelos três filhos do professor, alguns netos e bisnetos. Caio Mário foi casado por mais de 60 anos com a prima Marina e teve quatro filhos, 13 netos e oito bisnetos. Na oportunidade, o presidente do STJ ofereceu uma placa em homenagem à família Silva Pereira, pelo nobre gesto de doação.

    Fonte: Coordenadoria de Editoria e Imprensa do STJ

    • Publicações6868
    • Seguidores23
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações41
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/biblioteca-do-stj-recebe-acervo-completo-do-jurista-caio-mario-da-silva-pereira/3116908

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)